O Sol no signo do poder e do drama
Com a regência do Sol na quinta casa do Zodíaco, morada do signo de Leão, no período que vai de 22 de julho a 23 de agosto, o Brasil, um país que tem seu signo natal em Virgem (7 de setembro), vivencia as influências da décima segunda casa zodiacal, campo dos sacrifícios, das forças e fraquezas desconhecidas e da preparação para um renascimento em novo ciclo anual. Serão dias em que o poder e a dramaticidade ocupam posição de destaque no cotidiano. Para o nosso país o evento astrológico se dá coincidindo com crises econômica e política simultâneas o que faz prever uma época de dificuldades, de debates, de atitudes de eloquente dramaticidade ao mesmo tempo em que o poder se fortalece e busca nas forças de seu povo a saída para uma nova caminhada. Para os nativos é tempo de valorização do “ego” e das características pessoais básicas do leonino, um ser expressivo, generoso, líder por essência e dominador por comportamento.
Signo do poder e da ação humana diante da juventude e da infância, Leão ocupa no Zodíaco a casa da criatividade e da afetividade. Seu elemento é o Fogo e, governado apropriadamente pelo Sol, é o símbolo do gerador de vida e da luz.
Com a sistematização da astrologia entre os gregos Leão foi retratado na lenda de Hércules e o primeiro de seus trabalhos. Obrigado a matar o leão de Neméia e com sua pele fazer armadura totalmente invulnerável o herói ao ferro, à pedra e ao bronze Hércules mostrou assim a força e a autoconfiança, traços típicos dos nativos do quinto signo do zodíaco.
A glória da conquista e o amor a sua mulher em Ítaca, a sedução das sereias e toda a vida de lutas e poder de Hércules inspiram o sentido de vida dos leoninos, conquistadores pelo drama e pela autoridade.
Leão é a base da vida, da reciprocidade, da jovialidade e de todo o poder da espécie humana.
No cotidiano governa o mundo das diversões, a criação nas artes, o romance real e tudo o que se relaciona aos jovens e às crianças.
É o signo do drama, do teatro, da liderança e do mando em todas as suas formas.
Regente: O Sol
Elemento: Fogo
Nativo: leonino e leonina
Símbolo: O leão estilizado em uma cauda ereta
Signo oposto: Aquário
Dia da semana: Domingo – o dia do Sol
Personalidade mundial do signo: Simon Bolívar, o libertador
Personalidades de destaque no Brasil:
Aldir Blanc, compositor – Guilherme de Almeida, escritor – Marechal Deodoro da Fonseca, militar, presidente da República – Oswaldo Cruz, médico, sanitarista – Carlos Cachaça, compositor, sambista – Ernesto Geisel, militar, presidente da República – Jorge Amado, escritor – Fagundes Varella, poeta – Burle Marx, paisagista e artista plástico – Zélia Gattai, memorialista e escritora – José Cândido de Carvalho, jornalista, romancista –Adoniran Barbosa, compositor e humorista – Caetano Veloso, cantor e compositor – Arthur Bernardes, político e Presidente da República – Gianfrancesco Guarnieri, ator e dramaturgo – Ney Latorraca, ator – Mário Jorge Lobo Zagalo, futebolista e técnico de futebol – Gustavo Capanema, político e educador – Fernando Affonso Collor de Melo, político e Presidente da República – Clara Nunes, cantora – Oscarito, ator, artista circense e comediante – Candeia, compositor e sambista – Victor Meirelles, pintor – Joaquim Nabuco, político do Império – Araci de Almeida, cantora – Francisco (Chico) Alves, cantor – Josué Montello, escritor –Rui Guerra, cineasta – Nathalia Timberg, atriz – Jece Valadão, cineasta.
O tipo leonino:
Permanentemente no centro de sue próprio mundo, carente da avaliação alheia e da aprovação para seus atos, é o dominador por excelência, o chefe nato e aquele que jamais se conforma com posições inferiores e postos menores. É o ditador descontrolado quando não sabe controlar seu potencial. Ator e astro de tudo o que idealiza e faz, é generoso parceiro e infiel amante pois necessita de permanente movimento e não aceita qa acomodação. É o centro de atenções e um inovador e condutor de pessoas de rara capacidade. Quando provocado reage com violência e ardor.
O homem de Leão
Uma figura extraordinária de ser humano que conhece seu lugar no mundo e vive para se colocar sempre em um degrau mais alto diante das pessoas que com ele convivem. Assim é o típico nativo de Leão, um homem que vai se mostrar brilhante em tudo o que fizer. Cavalheiresco e galante no trato com outras pessoas, ele vai se mostrar sempre um líder nato e isso até mesmo quando se fala em sentimentos.
Unindo todo o ardor do fogo que é o seu elemento, a um racionalismo típico de um signo masculino e positivo, o leonino depende como ninguém do gênero humano e do calor que vem de outras pessoas. Sua estrutura emotiva é um de seus mais significativos componentes psicológicos e dela ele depende como outros dependem do oxigênio para sobreviver. Na verdade, se diz do leonino que, sem amor, irá minguando e acabando até definhar por inteiro.
Essa curiosa vinculação do homem leonino ao seu símbolo estelar, revela muito da personalidade do nativo. Ele cria com o seu calor que, em excesso pode também destruir. É fogoso, temperamental e impulsivo. Sua existência é uma constante e permanente procura pela atenção pois em tudo o que faz e realiza, ele estará sempre em busca do reconhecimento que, ao mesmo tempo é exigência sua, serve-lhe de motor e incentivador para realizações as mais diferentes e uma permanente busca de algo maior que aquilo que tem. É um insatisfeito com o próprio sucesso e realizador que se mostra, às vezes, extremamente atirado em tudo o que faz. Em matéria financeira, por exemplo, é alguém que vai fundo e busca soluções e caminhos nem sempre convencionais.
Por seu caráter viril e ambicioso, adora a disputa e vai atravessar sua vida competindo com alguém ou com alguma coisa. Criativo com aparelhos e mecanismos , é uma pessoa inventiva por buscar sempre soluções alternativas para problemas que outros consideram insolúveis. Aliás, para o homem de Leão, poucos obstáculos intransponíveis ele encontrará ao longo de sua vida. E os que ousarem se postar em seu caminho, serão ultrapassados de uma forma ou de outra. nem que para isso ele tenha que se valer de recursos que o fazem excêntrico e diferente.
Na sua necessidade de afeto ele é absorvente e dominador E ele sabe valorizar a dedicação e o companheirismo, sempre com gestos largos e generosos, presentes caros e elogios exuberantes. Ciumento até dos filhos, o homem de Leão vai ser sempre o eterno menino à espera de colo e isso o transforma, na maturidade num amante excepcional e carente que vai estar exigindo permanente atenção por parte daquela que está ao seu lado.
Esse tipo de comportamento pode levar o leonino a atitudes que serão consideradas de puro egoísmo e, como conseqüência a atos que serão cruéis com aqueles que o cercam. Ele irá se defender para manter sua supremacia na atenção alheia e recuperada esta, tudo será superado e ele volta a ser aquela pessoa especial, muito sociável e amável.
A mulher de Leão
Esta sonhadora dona do mundo é alguém muito especial e que exige um lugar ao sol como a legítima e digna representante do astro-rei sobre a Terra. É a deusa transformada em ser humano e que revela em uma inegável classe, uma postura de rainha, uma dignidade que envolve e uma presença que jamais será esquecida para aqueles que tiveram o privilégio de tê-la em sua companhia.
Exageros à parte - e exagero não é palavra distante do dicionário da leonina - a nativa de Leão concentra em si todas as qualidades e defeitos do nosso Sol. Amável e rigorosa, lutadora e acomodada, ciumenta e desprendida, gentil e antipática, valente e medrosa, tudo isso compõe, ainda que de forma contraditória, o temperamento da nativa.
Habitualmente, ri com gosto, apesar de manter sempre uma postura digna e com sua habitual classe, mesmo na intimidade, não importando o que lhe aconteça. Ela se deslumbra facilmente com coisas que gostaria de ter. Sua casa é um permanente exemplo de decoração, com as coisas mais disparatadas que, no entanto, fazem o seu prazer interior.
Ela é, por essência, uma pessoa sentimental que guarda lembranças por toda a sua vida, encontrando-se entre seus porta-retratos e álbuns, fotos inesquecíveis dos homens a quem amou e dos momentos em que ocupou o centro do palco. Sem o reconhecimento alheio, a leonino vai se tornar a mais amarga das criaturas.
Como conseqüência disso ela busca a popularidade em todas as suas atividades. No trabalho quer ser a mais destacada das profissionais. No lar, quer ser o centro das atenções de filhos e marido, quando já o foi dos pais e avós. Para ela é essencial ser a líder social de seu grupo e nele ocupar os espaços mais importantes e isso se reflete em tudo o que ela faz ou se ocupa. Ela tem rara vivacidade, uma inteligência que a destaca, e tudo em torno dela se arma de uma graça e beleza incomuns.
Sabe a leonina temperar de suavidade toda a sua vida mas isso quando não provocada. Aí, a nativa de Leão reage a provocações como uma tempestade dando razão à denominação de seu próprio signo, pois estará representando a leoa ferida ou agravada de uma forma tão forte que assusta à primeira vista.
A leonina é mestre em sustos dados a outras pessoas que não estão acostumadas a sua franqueza direta, a suas reações bruscas e firmes e a um caráter que rivaliza com os mais firmes do zodíaco. É ela mãe extremada e tão dedicada que entra em pânico ao menor problema com os filhos.
Ela tem pouco equilíbrio para enfrentar doença dos filhos ou dos pais e sempre chega ao exagero quando enfrenta, em família, coisas para ela desconhecidas. Gosta de ser presenteada e é sofisticada em seu gosto e isso deriva da necessidade que tem de ser sempre notada e reconhecida. Generosa e dedicada, ela assumirá a causa dos desvalidos e das minorias com um entusiasmo que a fará líder nas iniciativas que vier a empreender. É uma pessoa dada a momentos de fragilidade que a tornarão bem próxima a uma menininha assustada, especialmente quando agredida ou desrespeitada em seus direitos ou quando criticada de forma injusta.
(Este estudo é melhor detalhado na coletânea “Você e seu signo” com um volume para cada signo - de autoria de Max Klim, editada pela Editora Nova Era do Grupo Editorial Record)