O primeiro dos signos do elemento Terra é o símbolo exato do animal que o representa: o touro. Tendo por regente nosso próprio planeta, a Terra - embora muitos astrólogos apontem Vênus, planeta gêmeo do nosso corpo celeste por seu co-regente - na história se prende à presença do touro ou o boi na fixação da espécie humana ao solo, à terra, aos bens e à propriedade. O signo simboliza assim a afirmação do ser humano na condição de sedentário, firmemente ligado à estabilidade do solo cultivável e à busca pelo conforto.
Na astrologia rege tudo aqui que compõe a riqueza de um povo, o que os economistas chamam o PIB (produto interno bruto), na representação da soma de todos os valores materiais que conseguimos produzir e guardar. Por tal razão, Touro governa as ações das massas trabalhadoras e os setores produtivos, a economia.
Na mitologia, lembra a lenda de Europa, filha de Agenor, rei da Fenícia, raptada por Júpiter e que assumiu a forma de um touro e com o qual gerou Minos, o rei de Creta e a história do Minotauro.
Na prática o signo simboliza o primeiro contato do ser vivo com a própria terra. É seguro e contido em tudo o que faz e pensa e tem por princípio básico o ter, a posse, o domínio e a estabilidade que tais elementos proporcionam. Touro representa na análise astral a paciência, o conservadorismo, o senso doméstico, a noção de prática, mas também nos leva à teimosia que busca a permanência, a lentidão no agir uma ampliada noção de posse e tendência a ser materialista.
Planeta regente: Terra – co-regente Vênus
Elemento: Terra
Nativo: taurino e taurina
Símbolo: O touro
Signo oposto: Escorpião
Dia da semana: sexta feira
Perfume: Flores do campo
Flor: A hortência
Planta: A bouganvílea (Três-Marias) – Bougainvillea glabra
Animal: A águia imperial
Metal: O cobre
Pedra preciosa ou semi-preciosa: O lápis-lazuli
Personalidade mundial do signo: William Shakespeare, dramaturgo
Personalidades de destaque no Brasil:
Anselmo Duarte, cineasta –José de Alencar, escritor – Adhemar de Barros, político - Carlota Joaquina, Imperatriz do Brasil – Pixinguinha, compositor – Noel Nutels, indigenista – Severino Araújo, maestro – Ronald Golias, humorista – José Sarney, político, escritor, Presidente da República - Vital Brazil Mineiro da Campanha, cientista – Lucélia Santos, atriz – Custódio Mesquita, compositor, ator – Ruth de Souza, atriz – Nelson Werneck Sodré, escritor, historiador - Conde D ´Eu, consorte da Princesa Isabel – Pedro Américo, pintor – Floriano Peixoto, Presidente da República – Carlos Lacerda, político – Dorival Caymmi, compositor e intérprete – Miguel Couto, médico – Afonso Arinos de Mello Franco, político, escritor – Rubens Paiva, escritor - Ataulfo Alves, cantor, compositor – Aurélio Buarque de Holanda, filólogo, escritor – Cândido Rondon, sertanista e marechal do Exército – Dalva de Oliveira, cantora – Eryclides Zerbini, médico cardiologista – Antônio Olinto, poeta – Rubem Fonseca, escritor – Carlos Lyra, cantor – Bidu Sayão, cantora lírica – Jamelão, sambista – Raimundo Correia, poeta – Lima Barreto, escritor – Pedro Bloch, escritor – Eurico Gaspar Dutra, presidente da República – Murilo Mendes, poeta.
O tipo taurino:
Confiável e sempre com os pés no chão, Touro é o signo da estabilidade, da confiança e da segurança. O nativo mostra responsabilidade e senso de dever, conservador em suas atitudes e de difícil convencimento para novidades e aventuras. Julga pelo que sabe sobre si e é muito exigente com os que o cercam. Organizado e metódico, gosta da segurança da terra e mostra interesse pela natureza e pela ecologia. De difícil convencimento quando convencido nunca deve ser enfrentado abertamente. É amigo sincero e fiel ao seu querer.
(Este estudo é melhor detalhado na coletânea “Você e seu signo” com um volume para cada signo - de autoria de ax Klim, editada pela Editora Nova Era do Grupo Editorial Record)
nn